Vida saudável de um jeito prático


Patrícia Domingos
Tadeu Cruz (à esquerda) treinando em Buenos Aires para meia maratona

Nos últimos anos, a busca por uma vida saudável, a mudança de hábitos e a prática de algum esporte se tornou objetivo de muita gente. A caminhada e a corrida realizadas nas ruas são modalidades que têm conquistado muitos adeptos por sua praticidade. São esportes bastante democráticos, pois não necessitam de grandes investimentos. Os acessórios são caros. Basta um tênis adequado, short, camiseta e claro, muita força de vontade e determinação. Além de fazer bem para o corpo e para mente, faz muito bem para a saúde e a estética. Diminui o estresse e dá até para se profissionalizar. Outra vantagem é que você faz seus próprios horários e determina o seu ritmo.

O empresário Tadeu Cruz, de 27 anos, é praticante da corrida de rua há três anos e aderiu esse esporte para superar os seus próprios limites, mas principalmente em razão dessa modalidade ser prática e se encaixar em seu cotidiano. “A corrida trouxe muita disposição para minha rotina, principalmente pelas manhãs, para começar bem o meu dia. Além de me manter ativo e bem disposto sempre”, diz o corredor.
Cruz, que começou despretensioso no esporte, hoje já participa de aproximadamente 12 provas por ano, sendo elas maratonas e meias maratonas.

Segundo ele, correr maratonas se tornou algo muito importante pelo simples fato desses novos corredores quererem se superar. “Cada dia você quer correr mais rápido, aumentar sua distância, bater o seu próprio recorde. Um segundo a menos já é uma vitória. Depois que você corre a primeira vez, você não quer mais parar, pois você quer sempre estar vencendo seus próprios limites”, completa o empresário.

Já para rua!
Dar o primeiro passo parece uma tarefa difícil, a vontade de praticar algum esporte até surge em algum momento do dia, porém a falta de interesse fala mais alto e a maioria das pessoas acaba deixando para depois. Quem vive cercado de sedentarismo acaba sedentário e acomodado também. A melhor alternativa é colocar um bom tênis, ter força de vontade e ir para rua.

A caminhada seguida da corrida é um dos esportes mais indicados para quem não sabe como começar e quer se exercitar. De acordo com o preparador físico Jorge Martins, essa modalidade tem o ritmo leve e convidativo. Não exige equipamentos, garante grande disposição para o dia a dia, dá para praticar em qualquer lugar, aumenta o fôlego e faz perder peso. Além de prevenir doenças, melhorar a autoestima, exercitar a cabeça e ampliar o círculo de amizades.

“Quem quer começar, deve passar por exames médicos, escolher um bom tênis, ter a ajuda de um profissional da área, realizar alongamentos antes e depois da prática da modalidade, não ir além do seu próprio limite e ao primeiro sinal de dor parar com os exercícios”, recomenda profissional.
Segundo ele, a corrida é um esporte que chegou para ficar, é praticado diariamente dentro e fora das academias, basta sair nas ruas para encontrar um corredor. “Eu creio que essa modalidade se tornou um dos melhores remédios naturais para prevenções de doenças e aumento da autoestima. Além de ser um convite frequente a se levar uma vida saudável e praticar um esporte”, destaca Martins.

Novos corredores
A estudante de Publicidade Laura Nunes, de 19 anos, resolveu apostar na corrida depois que sua rotina começou ficar mais pesada, pois conciliar trabalho e faculdade não é uma tarefa fácil. Assim, a estudante precisava de uma modalidade que se adaptasse aos seus horários. A corrida foi a melhor opção, por ser prática, não depender de ninguém e poder ser realizada a qualquer horário do dia.

Laura começou pela caminhada e foi aumentando seu ritmo com frequência. Hoje ela treina entre cinco a sete vezes por semana, alterando corridas na esteira e ao ar livre e já atingiu sua meta de dez quilômetros por dia. A jovem buscava no esporte uma maneira de manter a vida saudável e regular o peso. “A corrida trouxe muitos benefícios para o meu dia a dia. Me sinto melhor fisicamente, tenho mais disposição e também perdi peso, que era um dos meus objetivos”, completa

 Esteira X Ar livre

0 comentários:

Postar um comentário

 

Flickr Photostream

Twitter Updates

Quem faz

Alunos do 5º semestre de Jornalismo no UniToledo.