Conheça a experiência da Escola “Maria José”


Gustavo D’Angelo
Escolas de todo o Brasil enfrentam este mesmo problema e não é diferente do cotidiano da Escola Municipal de Ensino Básico Maria José de Jesus Costa, de Vicentinópolis, distrito de Santo Antônio do Aracanguá (SP). “Levo o aluno até minha sala, onde tento fazer com que o mesmo reflita em suas atitudes e tento mostrar a ele que o seu futuro depende de seu caráter”, conta Verginia Rita Mazote Nonato, Coordenadora Familiar, sobre como ela lida com a falta de disciplina dos alunos.

Trabalhar e firmar com as famílias um compromisso de acompanhamento tornou uma política de prevenção eficaz, porém difícil de estabelecer. “É preciso insistir sempre, informando os pais do que se passa na escola, para que as medidas sejam tomadas em comum  acordo”, explica o psicopedagogo e diretor de escola, Fabrício Mantovani.
Solução

Projetos e iniciativas que levam a sensibilização? Ações da Justiça Restaurativa? Seriam essas as melhores alternativas para manter o ambiente escolar mais organizado e disciplinado? De acordo com Mantovani, é preciso aplicar técnicas que menos preocupada em punir, leva a criança e o adolescente a refletir seus atos. “Oramos para o início das aulas e inserimos a criança como agente atuante e propulsor de novas ações e metodologias de ensino que nos leva ao lema da escola; quem ama cuida”.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Flickr Photostream

Twitter Updates

Quem faz

Alunos do 5º semestre de Jornalismo no UniToledo.