Conversa em sala de aula, mau comportamento, falta de interesse pelo conteúdo. A paciência está no limite para esse profissional que já se sente impotente diante de tanta indisciplina. Pesquisa realizada por Nova Escola e Ibope em 2007 com 500 professores de todo o país revelou que 69% deles apontavam a indisciplina e a falta de atenção entre os principais problemas da sala de aula.
Segundo as educadoras Sirlei Aquino Zonta e Renata Teruel Bahia, a indisciplina é dos fatores que mais prejudica o desempenho escolar dos alunos. “Quando o aluno não se aplica no momento da aula, devido à desordem, geralmente o resultado de suas notas não é satisfatório, consequentemente, a aprendizagem não acontece”.
Elas sentem na pele essa questão e tem a real dimensão de como o problema é desgastante, por isso, ainda de acordo com elas, a melhor maneira de lidar com a indisciplina é ocupar os alunos com atividades durante toda a aula e conversar sobre a sua conduta, além de oferecer círculos de conversa entre professores e alunos, pais e direção.
Conheça a experiência da Escola “Maria José”
0 comentários:
Postar um comentário